CADI-USP

O Centro Avançado em Diagnóstico por Imagem – CADI é uma plataforma (equipamentos multiusuários) da Central de Facilidades à Pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Nossas instalações incluem microscópios e equipamentos de imagens diversas.

Detalhes para as seguintes categorias de obtenção de imagem:

Ultrassom Mylab 40

MyLab 40 Vet é um dos equipamentos com recursos como 3D, CnTI (Contraste), TVM (Doppler Tecidual), CMM (Modo M com dois vetores livres) ,Stress Echo.

Ultrassom Philips HDI 5000

É um equipamento que permite aplicações / estudos cardíaco, vascular, obstetrícia, ginecología, abdominal e músculo esquelético. O modo de obtenção de imagem: Modo-B, Modo-M, Doppler colorido, Doppler de intensidade, Doppler espectral, Doppler PW, Doppler  CW, Superficie 3D, Dúplex e  Triple.

Raios X Technodesign 500mA alta frequência

É um equipamento radiológico para atendimento geral que permite realizar exames de crânio, tórax, coluna, abdome e extremidades com o paciente deitado ou em pé no Bucky vertical. Sua movimentação ampla permite exposição lateral e perpendicular. A tecnologia de Alta Freqüência resulta em maior eficiência da energia aplicada ao tubo de Raios X, significando menores tempos de exposição, menores doses de radiação ao paciente, melhor padrão radiográfico e melhor reprodutibilidade.

Microscópio Eletrônico de Varredura (SEM) – LEO 435VP

O Microscópio Eletrônico de Varredura (SEM), é um LEO 435VP,  com um emissor de tungstênio. Resolução de até 2nm, tensão de aceleração até 25kv, ampliação de 30x até 30.000x, modo de detecção é através de elétrons secundário, equipado com software de processamento de imagem. SEM é utilizado para investigar superfícies de objetos biológicos e não biológicos.

Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) – Ciências Biológicas

O Microscópio Eletrônico de Transmissão (TEM) é um  Morgagni 268D fabricado pela FEI Company. Microscópio é configurado especialmente para análises de amostras biológicas. A câmera CCD instalada neste equipamento possibilita um amplo campo de visão e apresenta ajustes de contraste que facilitam as análises. O equipamento possui fonte de tungstênio, voltagem de aceleração máxima de 100 kV e câmera CCD. Permite um aumento até 180.000x. Microscopia Electrónica de Transmissão (TEM) é usado para investigar ultraestruturas (pela penetração do feixe de elétrons).

Microscopia de Captura a Laser (LCM) – Zeiss PALM Micro Beam IV Laser (Robo Mover)

O microscópio Zeiss de Captura Palm MicroBeam IV Laser,  proporciona excelente isolamento de células e tecidos para análises como RNA, DNA ou sequenciamento de proteínas. O sistema de LCM é configurado em um microscópio invertido totalmente automatizado e está equipado com laser de 351 nm para a microdissecação de tecido e captura. O sistema também está configurada com a fase RoboMover automatizado, que permite a circulação da amostra, isolamento e captura no tubo para posterior análise. A seleção e isolamento da amostras pode ser usando a câmera de cor ICC 1 AxioCam alta resolução ou em um modo usando o AxioCam MRM de baixa luminosidade.

Microscópio Confocal (CM) – Olympus Fluo View 1000 (FV1000)

O microscópio de a laser confocal Olympus FluoView 1000 é configurado em uma plataforma de microscópio invertido Olympus IX81 automatizado XY e fornece até 6 linhas de excitação laser. A excitação por laser inclui o laser de diodo azul (405 nm), o laser de gás de argônio (458 nm, 488 nm, 514 nm), o laser Neon Hélio verde  (543 nm) e o laser Neon Hélio vermelho (633 nm). Fluorescência  de alta resolução e/ou reflexão é detectado através de uma única abertura, pinhole variável e é registrado usando três detectores de alta sensibilidade fotomultiplicador (PMT), com filtros de emissão para a seleção do comprimento de onda. Um detector PMT independente permite a coleta de campo claro, contraste de fase, luz polarizada, e contraste de  imagens DIC. O aplicativo avançado de imagem incluem animação e renderização em 3D, analise de co-localização e análise quantitativa de celulas vivas por um longo período de tempo.

Microscópio de Luz com Fluorescência (FLM) – Nikon Eclipse 80i

O microscópio de luz com fluorescência utiliza como fonte de iluminação (luz branca) comum para permitir a observação de materiais.  Esse equipamento fornece uma imagem com resolução de até 1500X. Compõe de objetivas de 4x,10x, 20 x,40x e 100x. Acoplado ao equipamento o detector de substâncias marcadas com fluorocromos.

 

Laboratórios de apoio

O CADI conta com laboratórios de preparo de amostras, sendo exclusivamente a amostras biológicas. Contam com equipamentos para o processamento das amostras:

  • Microtomo Leica RM 2255
  • Aparelho de Ponto Critico de CO2 – BALZERS CPD 020
  • Metalizador – EMITECH K550
  • Ultramicrotomo – Leica Ultracut UCT

Especialização & Serviços

Além de proporcionar uma facilidade na obtenção de imagem, os nossos serviços estão disponíveis para pesquisadores, pós- graduandos e graduandos da USP de outras  instituições e empresas,  incluem:

  • Assessoria no Delineamento Experimental, escolha e planejamento de tecnologia;
  • A preparação da amostra: TEM e SEM;
  • Aquisição Imagem: CM, FLM, TEM e SEM;
  • A análise de imagem;
  • Treinamento na preparação de amostras e análise de imagens através de cursos e programas de treinamento.