
O Microscópio Eletrônico de Varredura (SEM), é um LEO 435VP, com um emissor de tungstênio. Resolução de até 2nm, tensão de aceleração até 25kv, ampliação de 30x até 30.000x, modo de detecção é através de elétrons secundário, equipado com software de processamento de imagem. SEM é utilizado para investigar superfícies de objetos biológicos e não biológicos.
Microscopia Eletrônica de Transmissão
(TEM) – Ciências Biológicas
O Microscópio Eletrônico de Transmissão (TEM) é um Morgagni 268D fabricado pela FEI Company. Microscópio é configurado especialmente para análises de amostras biológicas. A câmera CCD instalada neste equipamento possibilita um amplo campo de visão e apresenta ajustes de contraste que facilitam as análises. O equipamento possui fonte de tungstênio, voltagem de aceleração máxima de 100 kV e câmera CCD. Permite um aumento até 180.000x. Microscopia Electrónica de Transmissão (TEM) é usado para investigar ultraestruturas (pela penetração do feixe de elétrons).


Microscópio de Luz com Fluorescência
(FLM) – Nikon Eclipse 80i
O microscópio de luz com fluorescência utiliza como fonte de iluminação (luz branca) comum para permitir a observação de materiais. Esse equipamento fornece uma imagem com resolução de até 1500X. Compõe de objetivas de 4x,10x, 20 x,40x e 100x. Acoplado ao equipamento o detector de substâncias marcadas com fluorocromos.
Microscópio Confocal (CM)
Olympus Fluo View 1000 (FV1000)
O microscópio de a laser confocal Olympus FluoView 1000 é configurado em uma plataforma de microscópio invertido Olympus IX81 automatizado XY e fornece até 6 linhas de excitação laser. A excitação por laser inclui o laser de diodo azul (405 nm), o laser de gás de argônio (458 nm, 488 nm, 514 nm), o laser Neon Hélio verde (543 nm) e o laser Neon Hélio vermelho (633 nm). Fluorescência de alta resolução e/ou reflexão é detectado através de uma única abertura, pinhole variável e é registrado usando três detectores de alta sensibilidade fotomultiplicador (PMT), com filtros de emissão para a seleção do comprimento de onda. Um detector PMT independente permite a coleta de campo claro, contraste de fase, luz polarizada, e contraste de imagens DIC. O aplicativo avançado de imagem incluem animação e renderização em 3D, analise de co-localização e análise quantitativa de celulas vivas por um longo período de tempo.

Microscopia de Captura a Laser (LCM)
Zeiss PALM Micro Beam IV Laser (Robo Mover)
O microscópio Zeiss de Captura Palm MicroBeam IV Laser, proporciona excelente isolamento de células e tecidos para análises como RNA, DNA ou sequenciamento de proteínas. O sistema de LCM é configurado em um microscópio invertido totalmente automatizado e está equipado com laser de 351 nm para a microdissecação de tecido e captura. O sistema também está configurada com a fase RoboMover automatizado, que permite a circulação da amostra, isolamento e captura no tubo para posterior análise. A seleção e isolamento da amostras pode ser usando a câmera de cor ICC 1 AxioCam alta resolução ou em um modo usando o AxioCam MRM de baixa luminosidade.

Aparelho de PCR (polymerase chain reaction) em tempo real
One Step Plus – Life Technologies
O equipamento efetua a amplificação de segmentos de DNA/cDNA (RNA) de diferentes espécies de animais para o diagnóstico molecular de patógenos humanos e animais, mediante uma reação denominada de PCR. O tempo de reação é muito curto, favorecendo o diagnóstico de diferentes patógenos. Ainda, o referido equipamento é capaz de efetuar a quantificação de carga viral ou bacteriana, possibilitando a determinação da quantidade de patógenos presentes em infecções bacterianas e/ou virais.
Secador Automático de Ponto Crítico – LEICA EM CPD 300
Equipamento serve para desidratar as amostras, preservando os detalhes da superfície , preparando-as para análise em microscopia eletrônica de varredura (MEV). A desidratação em ponto crítico se da através da elevação da temperatura e pressão.


Metalizador EMITECH Modelo k550
Cobertura da amostra com ouro para análise no Microscópio Eletrônico de Varredura LEO 435VP
Estereomicroscopio marca Leica Microsystems modelo M80
Equipado com sistema de braço basculante, iluminação incidente tipo gooseneck, câmera digital colorida com 5 Mega Pixels de resolução e software para aquisição e analise de imagens. Permite fotografia ou inspeções de amostras, como placas de circuito, cabelos e fibras, e tecidos de órgãos e plantas.


Criostato marca Leica Biosystems modelo CM1860
Utilizado para cortes de tecidos congelados.
Possui cobertura de nanoprata Leica AgProtect™, retração da amostra e sistema de Peltier para resfriamento. Temperatura ajustável de até 35°C.
Descongelamento manual e programável.
Painel frontal LED com controle de todos os parâmetros do equipamento.
Iluminação da câmara por lâmpada fluorescente.
Tampa deslizante e removível de vidro, com sistema“anti-fog” para evitar condensação.
Plataforma para 10 platinas, equipada com extrator de calor para congelamento rápido.
Micrótomo encapsulado com sistema de avanço de alta precisão, à prova de respingos e detritos. Espessura de cortes ajustável de 1 à 100 micrômetros.
Porta-amostras com avanço e retrocesso motorizados em duas velocidades, equipado com sistema de orientação 8° XYZ e mecanismo de referência–“zero-set”. Trava de segurança do volante.
Microscópio direto automatizado marca Leica Microsystems modelo DM6 B
Equipado com sistema de braço basculante, iluminação incidente tipo gooseneck, câmera digital colorida com 5 Mega Pixels de resolução e software para aquisição e analise de imagens. Permite fotografia ou inspeções de amostras, como placas de circuito, cabelos e fibras, e tecidos de órgãos e plantas.


Ultramicrótomo Leica Ultracut UCT
É um equipamento usado para preparar amostras TEM. Ele usa uma faca de vidro ou de diamante para cortar seções ultrafinas de amostras incorporadas em resina. As seções têm aproximadamente 60 a 100 nanômetros de espessura e 0,5 a 3 mm de largura e podem ser contrastadas e montadas em grades para visualização.