Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/cadifmvz/public_html/libraries/cms/application/cms.php on line 464
Cadi Fmvz Usp - Infraestrutura

Centro Avançado em Diagnóstico por Imagem - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP

CADI-FMVZ-USP

Infraestrutura

Microscópio Eletrônico de Varredura (SEM) - LEO 435VP

O Microscópio Eletrônico de Varredura (SEM), é um LEO 435VP, com um emissor de tungstênio. Resolução de até 2nm, tensão de aceleração até 25kv, ampliação de 30x até 30.000x, modo de detecção é através de elétrons secundário, equipado com software de processamento de imagem. SEM é utilizado para investigar superfícies de objetos biológicos e não biológicos.

      

Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) - Ciências Biológicas

O Microscópio Eletrônico de Transmissão (TEM) é um Morgagni 268D fabricado pela FEI Company. Microscópio é configurado especialmente para análises de amostras biológicas. A câmera CCD instalada neste equipamento possibilita um amplo campo de visão e apresenta ajustes de contraste que facilitam as análises. O equipamento possui fonte de tungstênio, voltagem de aceleração máxima de 100 kV e câmera CCD. Permite um aumento até 180.000x. Microscopia Electrónica de Transmissão (TEM) é usado para investigar ultraestruturas (pela penetração do feixe de elétrons).

        

Microscópio de Luz com Fluorescência (FLM) - Nikon Eclipse 80i

O microscópio de luz com fluorescência utiliza como fonte de iluminação (luz branca) comum para permitir a observação de materiais.  Esse equipamento fornece uma imagem com resolução de até 1500X. Compõe de objetivas de 4x,10x, 20 x,40x e 100x. Acoplado ao equipamento o detector de substâncias marcadas com fluorocromos.

     

Microscópio Confocal (CM) - Olympus Fluo View 1000 (FV1000)

O microscópio de a laser confocal Olympus FluoView 1000 é configurado em uma plataforma de microscópio invertido Olympus IX81 automatizado XY e fornece até 6 linhas de excitação laser. A excitação por laser inclui o laser de diodo azul (405 nm), o laser de gás de argônio (458 nm, 488 nm, 514 nm), o laser Neon Hélio verde (543 nm) e o laser Neon Hélio vermelho (633 nm). Fluorescência de alta resolução e/ou reflexão é detectado através de uma única abertura, pinhole variável e é registrado usando três detectores de alta sensibilidade fotomultiplicador (PMT), com filtros de emissão para a seleção do comprimento de onda. Um detector PMT independente permite a coleta de campo claro, contraste de fase, luz polarizada, e contraste de imagens DIC. O aplicativo avançado de imagem incluem animação e renderização em 3D, analise de co-localização e análise quantitativa de celulas vivas por um longo período de tempo.

      

Microscopia de Captura a Laser (LCM) - Zeiss PALM Micro Beam IV Laser (Robo Mover)

O microscópio Zeiss de Captura Palm MicroBeam IV Laser, proporciona excelente isolamento de células e tecidos para análises como RNA, DNA ou sequenciamento de proteínas. O sistema de LCM é configurado em um microscópio invertido totalmente automatizado e está equipado com laser de 351 nm para a microdissecação de tecido e captura. O sistema também está configurada com a fase RoboMover automatizado, que permite a circulação da amostra, isolamento e captura no tubo para posterior análise. A seleção e isolamento da amostras pode ser usando a câmera de cor ICC 1 AxioCam alta resolução ou em um modo usando o AxioCam MRM de baixa luminosidade.

Escâner para Densitometria Óptica Radiográfica e Software ImageLab

O escâner modelo Scan Maker 9800 XL da marca Microtek permite escaneamento de películas radiográficas para serem trabalhadas em programas de leitura de densitometria óptica radiográfica em microcomputador apropriado. O software de processamento e análise de imagens instalado no microcomputador do setor é o ImageLabÒ (produzido pela empresa Softium Sistema de Informática Ltda. Me) que permite a leitura e comparação de tons de cinza de imagens radiografadas com uma escala de refência de alúminio.

 Aparelho de raios X portátil, de alta frequência, 90kVp e 100mA, modelo Orange Vet, Oxson Technology.              


Raios X Technodesign 500mA - Alta Frequência

É um equipamento radiológico com mesa para atendimento geral que permite realizar exames de crânio, tórax, coluna, abdome e extremidades com o paciente em decúbito ou em estação. Sua movimentação ampla permite exposição com feixe de raios X horizontal e vertical. A tecnologia de alta frequência resulta em maior eficiência da energia aplicada ao tubo de raios X, significando menores tempos de exposição, menores doses de radiação ao paciente, melhor padrão radiográfico e melhor reprodutibilidade.

Tomografia Computadorizada Philips MDX 8000 16 canais

O equipamento de tomografia computadorizada multislice permite a aquisição de imagens tomográficas em curto espaço de tempo o que possibilita a realização de múltiplas fases de contraste, cortes finos (submilimétricos) são passíveis de serem adquiridos além de reconstruções multiplanares e 3D com renderização de volume. A ele está acoplada bomba injetora de contraste para uma mais homogênea e uniforme administração do mesmo. Imagens podem ser exportadas no formato DICOM ou em outros formatos de figura como JPEG.

 

Ultrassom Mylab 40 Vet

Equipamento para realização de exames ultrassonográficos em diferentes regiões corpóreas adequado para estudos abdominal, torácico, partes moles/superficial, musculoesquelético, vascular, dentre outros. Dispõe de três transdutores multifrequenciais (microconvexo de 5-8 MHz, convexo de 2.5-6.6 MHz e linear de 3-11 MHz) e permite obtenção de imagens em modos B, M, Doppler colorido, Doppler de amplitude e Doppler espectral (e nos modos simultâneos Dúplex ou Tríplex) e possui a função harmônica. Imagens podem ser exportadas no formato DICOM ou em outros formatos de figura como JPEG.

Aparelho de Ultrassonografia Affiniti 70

Com recursos de Doppler (colorido, de amplitude e pulsado), software de elastografia shear wave e contraste microbolhas. Possui três transdutores multifrequencias de banda larga, apresentando as seguintes especificações: microconvexo (frequência de 8 a 5 MHz), convexo (de 5 a 1 MHz) e linear (de 18 a 5 MHz).

Videolaparoscópio - Gastroscópio marca Karl Storz de 300 cm e 100 cm - Colonoscópio marca Olympus de 170 cm - Broncofibroscópio marca Fusi de 70 cm


Aparelho de PCR (polymerase chain reaction) em tempo real – One Step Plus - Life Technologies.

O equipamento efetua a amplificação de segmentos de DNA/cDNA (RNA) de diferentes espécies de animais para o diagnóstico molecular de patógenos humanos e animais, mediante uma reação denominada de PCR. O tempo de reação é muito curto, favorecendo o diagnóstico de diferentes patógenos. Ainda, o referido equipamento é capaz de efetuar a quantificação de carga viral ou bacteriana, possibilitando a determinação da quantidade de patógenos presentes em infecções bacterianas e/ou virais.

Terminais conectados a monitores de alta resolução (3.0 megapixel)

 Terminais conectados a monitores de alta resolução (3.0 megapixel) para interpretação das imagens, além de estações Macintosh com software dedicado a manipulação, reconstrução e interpretação de imagens médicas (Osirix® e Horos®). As imagens são gerenciadas, armazenadas e distribuidas pelo Sistema PACS (Picture Archiving Communication System), Synapse da Fuji.

 

Sistema de raios X digital direto Modelo DR400, AGFA

Com gerador de alta frequência de 625 mA, portando detector digital de painel plano de Si (silício) amorfo e tela de conversão de Cs (césio), wireless, de tamanho 35 x 43 cm. Possui mesa radiológica e estativa vertical portanto grade antidifusora.

 

Equipamentos em processo de importação – EMU FAPESP - Processoº14/50844-3


Estereomicroscopio marca Leica Microsystems modelo M80 equipado com sistema de braço basculante, iluminação incidente tipo gooseneck, câmera digital colorida com 5 Mega Pixels de resolução e software para aquisição e analise de imagens. Permite fotografia ou inspeções de amostras, como placas de circuito, cabelos e fibras, e tecidos de órgãos e plantas.


Microscópio direto automatizado marca Leica Microsystems modelo DM6 B equipado para técnicas de campo claro, cubo com analisador para técnicas de polarização e fluorescência, com filtros para marcadores nos espectros de luz azul, verde e vermelha e objetivas Fluorita de 5x, 10x, 20x, 40x e Planapocromaticas de 63x e 100x ambas com abertura numérica de 1.40. Possui duas câmeras digitais sendo uma para campo claro e outra especifica para fluorescência e pacote de software para aquisição e analise de imagens.

 

 

 

 

 

Criostato marca Leica Biosystems modelo CM1860 para cortes de tecidos congelados.
Possui cobertura de nanoprata Leica AgProtect™, retração da amostra e sistema de Peltier para resfriamento. Temperatura ajustável de até 35°C.
Descongelamento manual e programável.
Painel frontal LED com controle de todos os parâmetros do equipamento.
Iluminação da câmara por lâmpada fluorescente.
Tampa deslizante e removível de vidro, com sistema“anti-fog” para evitar condensação.
Plataforma para 10 platinas, equipada com extrator de calor para congelamento rápido.
Micrótomo encapsulado com sistema de avanço de alta precisão, à prova de respingos e detritos. Espessura de cortes ajustável de 1 à 100 micrômetros.
Porta-amostras com avanço e retrocesso motorizados em duas velocidades, equipado com sistema de orientação 8° XYZ e mecanismo de referência–“zero-set”. Trava de segurança do volante.