Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/cadifmvz/public_html/libraries/cms/application/cms.php on line 464
Cadi Fmvz Usp - CADI-USP

Centro Avançado em Diagnóstico por Imagem - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP

CADI-FMVZ-USP

CADI-USP

O Centro Avançado em Diagnóstico por Imagem - CADI é uma plataforma (equipamentos multiusuários) da Central de Facilidades à Pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Nossas instalações incluem  microscópios e equipamentos de imagens diversas. 

Detalhes para as seguintes categorias de obtenção de imagem:

1-Ultrassom Mylab 40

2-Ultrassom Philips HDI 5000

3-Raios X Technodesign 500mA alta frequência- CR escâner e console da Fuji

4-Raios X portátil GE 200mA alta frequência- CR escâner e console da Fuji

5-Tomografia Computadorizada Philips MDX 8000 16 canais

6-Escâner para análise de Densitometria Óptica-

7-Videogastroscópio marca Karl Storz de 300 cm

8-Videocolonoscópio marca Olympus de 170 cm

9-Videogastroscópio marca Karl Storz de 100 cm

10-Broncofibroscópio marca Fusi de 70 cm

11-Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM) - LEO 435VP

12-Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) - Morgagni 268D

13-Microscopia de Captura a Laser (LCM) - Zeiss- PALM Micro Beam IV

14-Microscópio Confocal (CM) - Olympus Fluo View 1000 (FV1000)

15-Microscópio de Luz com Fluorescência (FLM) - Nikon Eclipse 80i

 Laboratórios de apoio

O CADI conta com laboratórios de preparo de amostras, sendo exclusivamente a amostras biológicas. Contam com equipamentos para o processamento das amostras:

  • Microtomo Leica RM 2255
  • Aparelho de Ponto Critico de CO2 - BALZERS CPD 020
  • Metalizador - EMITECH K550
  • Ultramicrotomo - Leica Ultracut UCT

 Especialização & Serviços:

Além de proporcionar uma facilidade na obtenção de imagem, os nossos serviços estão disponíveis para pesquisadores, pós- graduandos e graduandos da USP de outras  instituições e empresas,  incluem:

  • Assessoria no Delineamento Experimental, escolha e planejamento de tecnologia;
  • A preparação da amostra: TEM e SEM;
  • Aquisição Imagem: CM, FLM, TEM e SEM;
  • A análise de imagem;
  • Treinamento na preparação de amostras e análise de imagens através de cursos e programas de treinamento.  


Descrição dos Equipamentos:

 Ultrassom Mylab 40

MyLab 40 Vet é um dos equipamentos com recursos como 3D, CnTI (Contraste), TVM (Doppler Tecidual), CMM (Modo M com dois vetores livres) ,Stress Echo.

 Ultrassom Philips HDI 5000

É um equipamento que permite aplicações / estudos cardíaco, vascular, obstetrícia, ginecología, abdominal e músculo esquelético. O modo de obtenção de imagem: Modo-B, Modo-M, Doppler colorido, Doppler de intensidade, Doppler espectral, Doppler PW, Doppler  CW, Superficie 3D, Dúplex e  Triple.

 Raios X Technodesign 500mA alta frequência

É um equipamento radiológico para atendimento geral que permite realizar exames de crânio, tórax, coluna, abdome e extremidades com o paciente deitado ou em pé no Bucky vertical. Sua movimentação ampla permite exposição lateral e perpendicular. A tecnologia de Alta Freqüência resulta em maior eficiência da energia aplicada ao tubo de Raios X, significando menores tempos de exposição, menores doses de radiação ao paciente, melhor padrão radiográfico e melhor reprodutibilidade

Raios X portátil GE 200mA alta frequência

Tomografia Computadorizada Philips MDX 8000 16 canais

Escâner para análise de Densitometria Óptica

Videogastroscópio marca Karl Storz de 300 cm

Videocolonoscópio marca Olympus de 170 cm

Videogastroscópio marca Karl Storz de 100 cm

Broncofibroscópio marca Fusi de 70 cm

Microscópio Eletrônico de Varredura (SEM) - LEO 435VP

O Microscópio Eletrônico de Varredura (SEM), é um LEO 435VP,  com um emissor de tungstênio. Resolução de até 2nm, tensão de aceleração até 25kv, ampliação de 30x até 30.000x, modo de detecção é através de elétrons secundário, equipado com software de processamento de imagem. SEM é utilizado para investigar superfícies de objetos biológicos e não biológicos.

Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) - Ciências Biológicas

O Microscópio Eletrônico de Transmissão (TEM) é um  Morgagni 268D fabricado pela FEI Company. Microscópio é configurado especialmente para análises de amostras biológicas. A câmera CCD instalada neste equipamento possibilita um amplo campo de visão e apresenta ajustes de contraste que facilitam as análises. O equipamento possui fonte de tungstênio, voltagem de aceleração máxima de 100 kV e câmera CCD. Permite um aumento até 180.000x. Microscopia Electrónica de Transmissão (TEM) é usado para investigar ultraestruturas (pela penetração do feixe de elétrons).

Microscopia de Captura a Laser (LCM) - Zeiss PALM Micro Beam IV Laser (Robo Mover)

O microscópio Zeiss de Captura Palm MicroBeam IV Laser,  proporciona excelente isolamento de células e tecidos para análises como RNA, DNA ou sequenciamento de proteínas. O sistema de LCM é configurado em um microscópio invertido totalmente automatizado e está equipado com laser de 351 nm para a microdissecação de tecido e captura. O sistema também está configurada com a fase RoboMover automatizado, que permite a circulação da amostra, isolamento e captura no tubo para posterior análise. A seleção e isolamento da amostras pode ser usando a câmera de cor ICC 1 AxioCam alta resolução ou em um modo usando o AxioCam MRM de baixa luminosidade.

Microscópio Confocal (CM) - Olympus Fluo View 1000 (FV1000)

O microscópio de a laser confocal Olympus FluoView 1000 é configurado em uma plataforma de microscópio invertido Olympus IX81 automatizado XY e fornece até 6 linhas de excitação laser. A excitação por laser inclui o laser de diodo azul (405 nm), o laser de gás de argônio (458 nm, 488 nm, 514 nm), o laser Neon Hélio verde  (543 nm) e o laser Neon Hélio vermelho (633 nm). Fluorescência  de alta resolução e/ou reflexão é detectado através de uma única abertura, pinhole variável e é registrado usando três detectores de alta sensibilidade fotomultiplicador (PMT), com filtros de emissão para a seleção do comprimento de onda. Um detector PMT independente permite a coleta de campo claro, contraste de fase, luz polarizada, e contraste de  imagens DIC. O aplicativo avançado de imagem incluem animação e renderização em 3D, analise de co-localização e análise quantitativa de celulas vivas por um longo período de tempo.

Microscópio de Luz com Fluorescência (FLM) - Nikon Eclipse 80i

O microscópio de luz com fluorescência utiliza como fonte de iluminação (luz branca) comum para permitir a observação de materiais.  Esse equipamento fornece uma imagem com resolução de até 1500X. Compõe de objetivas de 4x,10x, 20 x,40x e 100x. Acoplado ao equipamento o detector de substâncias marcadas com fluorocromos.